03 de mar 2015

Olá, pessoal!

Para quem não sabe, dia 8 de março é dia internacional da mulher. Inspirada nessa data, escolhi alguns filmes com personalidades femininas fortes. Essa lista é super difícil porque as atrizes no geral têm dificuldades para conseguir papéis bons, que não tenham sexual appeal, e, embora o mercado esteja melhorando, ainda existe uma longa jornada pela frente. Quem viu/lembra do discurso do ano passado da Cate Blanchett quando ganhou o Oscar de melhor atriz? Ela agradeceu ao Woody Allen por acreditar que uma mulher consegue fazer um filme ter audiência. E, mais recentemente, vocês viram (com certeza) o discurso da Patricia Arquette recebendo o mesmo prêmio, pedindo salários iguais aos dos atores para as atrizes! Mesmo em tempos como esses, selecionei ótimos filmes, confiram:

E o vento levou…

Começo sempre com um clássico e o de hoje é E o Vento Levou…, de 1939. Esse filme além de um clássico, um marco no cinema e responsável por uma linda história de amor, também retrata uma mulher forte. Muitas pessoas consideram a Scarlett O’hara, vivida pela Vivien Leigh, mimada e insuportável, mas mesmo estas pessoas não podem negar o quão batalhadora ela é. Scarlett passa por todas as dificuldades com muita determinação, como a cena épica em que ela promete nunca mais passar fome.

O Diabo veste Prada

O Diabo Veste Prada, 2006, mostra duas mulheres incríveis e distintas. Por um lado, temos Miranda Priestly (Meryl Streep), editora-chefe da maior revista de moda, Runway Magazine. Ela é simplesmente foda e faz da vida de todo mundo um inferno. Ela aparenta invulnerabilidade, mas em uma cena (que não consegui achar no youtube) em que Andy vai à casa dela e a vê sem maquiagem, ela desabafa dizendo como o mercado da moda é. Por falar em Andy, ela é a outra mulher que merece destaque do filme. Ela quer ser uma jornalista e consegue um emprego em uma área totalmente fora da sua zona de conforto. A princípio, ela se adapta ao mundo e se “transforma”, mas no final (desculpem o spoiler) ela decide trilhar seu caminho sem tantas futilidades.

Os homens que não amavam as mulheres

Rooney Mara

Passo agora para Lisbeth Salander de Os Homens que não amavavam as mulheres, de 2011 (falo da versão americana por não ter assistido a Sueca). Ela é uma hacker e trabalha para uma empresa de segurança. Mulher independente e que não deixa nado barato, por anos seu tutor abusa dela e, gente, quem não viu a vingança, assista imediatamente. Sério! Ela se vinga dos anos de abuso e olha, que vingança!


ADENDO: Oi, aqui é a Carla, vim só falar que assisti a série de filmes na versão Sueca e é sensacional, ainda mais chocante.


Valente

Vou falar de uma personagem que a Carla adora e sempre aparece por aqui: Merida, de Valente (2012), princesa das altas terras da Escócia, ela decide que não quer se casar com nenhum dos pretendentes que seu pai escolheu. Para isso, ela decide lutar pela sua própria mão nessa cena brilhante de arco e flecha. O filme não é só isso, mas bom, já dá pra ter uma noção do quão independente ela é, né?

Jogos Vorazes

E para fechar, não poderia deixar de fora dessa lista Katniss Everdeen, de Jogos Vorazes (2012). Vamos combinar, Katniss não liga pra nenhum dos homens a sua disposição! Ela só se importa em manter sua irmã a salvo! Seu temperamento explosivo e difícil deixa isso muito claro. Não acho necessário descrever a personagem, só deixo registrado aqui que em tempos de Bella e Anastacia, Katniss merece muito destaque.

E é isso, gente! No próximo post, vou fazer uma lista com mulheres de verdade, ou seja, filmes biográficos! Ainda não pensei na lista, então vocês podem indicar aqui nos comentários! Enquanto isso, espero que vocês tenham gostado desse post e que se inspirem em mulheres fortes e não naquelas que são só um rosto bonito e esposa de maridos, after all, we run the world! 

Beijos e até a próxima!

 

Acompanhe o blog também nas redes sociais:  Facebook InstagramTwitter

 
Comentários publicados somente após a aprovação.
  • Camila Kellen

    03 de mar de 2015

    Valente é uma animação super bacana!
    Adorei o ”contexto” ou melhor, o ”confilme (enredo)”.
    Revela bem esse lado feminino
    http://www.iamcamilakellen.blogspot.com

    Responder

    Pate Akemi responde:

    março 3rd, 2015

    @Camila Kellen, “confilme” HAHAHAHAHA adorei!!! xD

  • Camila Santa Rosa

    03 de mar de 2015

    Desta lista só não vi E o Vento Levou.
    Tô adorando essa temáticaMulheres aqui no blog! <3
    Só uma coisa quanto ao filme da Katniss… Eu não consigo gostar dele! Argh! Já assisti duas vezes ao primeiro filme e é uma coisa que nao me desce, sabe?! Não tiro o mérito da personagem, mas do enredo mesmo… Não consigo gostar, mas nada contra.

    Bj.

    Responder

    Pate Akemi responde:

    março 6th, 2015

    @Camila Santa Rosa, que curioso, Camila, nunca conheci alguém que não gostasse da Katniss, haha
    Ela tem um gênio super forte e passo raiva às vezes, mas só às vezes HAHAHA

  • Bia Doleski

    03 de mar de 2015

    Infelizmente, o mundo continua extremamente machista :/
    Nunca assisti E o Vento Levou, acredita? Também nunca olhei Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, fiquei até curiosa agora. Ouvi muito sobre esse filme, parece ser ótimo.
    Eu adorava O Diabo Veste Prada! Até hoje, se passa na tv, me divirto olhando ^^
    Eu A-M-O de PAIXÃO Valente, você não tem noção! rsrsrs <3
    Não gosto muito de Jogos Vorazes mas, como você disse, em tempos de Bella e Anastácia…
    Não sei se já vi algum filme biográfico de uma mulher forte, que mudou o mundo ou fez algo importante. Estarei esperando a sua lista!

    {acancaodosilencio.blogspot.com.br}

    Responder

    Pate Akemi responde:

    março 8th, 2015

    @Bia Doleski, Eu fiquei com uma vontade louca de rever O Diabo Veste Prada quando escrevi o post, quero que passe na TV \o_
    Aeae, passe aqui depois pra conferir a lista! Ainda tô pensando nela :D
    Beijos, Bia!

 
ir ao topo