20 de jul 2015

Oi geente, fiz esse post para ensinar umas coisas, que parecem obvias para algumas pessoas, mas nem todo mundo sabe.

Na fanpage de vocês tem toda uma área de informações, que lembra bastante o Analytics (tem post sobre ele aqui) e mostra quem, quando, de onde e por onde vieram as pessoas que participam da sua página, mas não é isso que eu vim mostrar para vocês, e sim coisas que achei sem querer ou que pessoas me contaram pelo caminho, hahaha.

Como curtir páginas com a fanpage

Descobri a pouco tempo como adicionar essas páginas que ficam quase como um recomendo ali do ladinho das postagens (Graças a Lorenna, thaanks!).

Só aparecem 3 páginas por vez, se você adicionar mais de 3, elas vão ficam trocando aleatoriamente. É possível visualizar todas clicando na setinha. Vamos aos passos:

4

Vá até a fanpage que você pretende adicionar, clique nas 3 bolinhas e selecione ‘Curtir como uma página sua’.

Em seguida selecione qual página e tcharaam!
Obs: Sim, tem um ir página por página.

Publicações programadas

Eu nunca utilizei, mas é muito útil para divulgar posts do blog que também foram programados. Caminho: Ferramentas de publicação> Publicações programadas.

Alcance das publicações – O que é e como aumentar

Depois de ver algumas publicações em grupo falando sobre o alcance das publicações das páginas, percebi que o pessoal tem várias dúvidas. Não sou Expert, claro, mas achei que poderia ajudar explicando algumas coisas que parecem obvias, mas nem todo mundo entende.

Alcance das publicações: Pessoas a quem sua publicação chegou, ou seja, quem viu.

Pessoas envolvidas: Quem comentou, curtiu ou compartilhou sua postagem. E com isso conta quem curtiu, comentou ou compartilhou o compartilhamento. .-.

O próprio facebook dá uma explicação para o alcance, mas nem todo mundo achou:

As publicações que recebem mais curtidas, comentários e compartilhamentos aparecem com mais frequência no Feed de notícias e são vistas por mais pessoas. As publicações ocultadas, denunciadas como spam ou que fazem com que as pessoas deixem de curtir sua página alcançam menos pessoas. 
Se notar um pico ou uma queda observe suas publicações no dia para saber mais sobre como você pode ter influenciado seu alcance.

Dicas para aumentar o alcance:

  • Poste mais vezes na sua fanpage.
  • Compartilhe coisas legais e que seu público possa achar útil.
  • Crie conteúdo próprio para ela, imagens, ilustrações, faça perguntas para interagir com as pessoas, além de aumentar o alcance é muito bom ter esse contato com as pessoas que acompanham o seu trabalho.
  • Divulgue em grupos. Não em dez no mesmo segundo, dê um intervalo de algumas horas para não encher o saco dos coleguinhas e mais gente aparecer para olhar sua publicação.
  • Ao invés de compartilhar direto do blog (muitos blogs, assim como o meu, tem o botão de compartilhamento nas postagens), cole o link na fanpage e compartilhe a publicação de lá. Sempre que você compartilhar a publicação vai contar alcance para a fanpage.

E para as pessoas terem acesso ao que você posta?

Ainda é surpresa para muitos que o facebook não mostre para as pessoas, que curtiram a sua página, todas as publicações. É uma estratégia deles para fazer você pagar para divulgar a página (nunca paguei, mas quem sabe um dia tento). Uma forma de contornar isso é pedir para as pessoas marcarem a opção ‘Adicionar  às listas de interesses’.

Páginas para acompanhar – comparativo

Já aviso que não acho isso saudável. Nunca usei, descobri a pouco tempo e só adicionei as páginas dazamiga pra mostrar para vocês como é. Você pode adicionar páginas para acompanhar o andamento delas, número de curtidas, publicações semanais e o envolvimento das pessoas e comparar com a sua, não sei exatamente qual é a lógica de se ter isso, mas tá ai pra quem quiser.

Informações>Visão geral>Adicionar páginas.

Tamanho de capa e avatar para fanpage

Troquei minhas capas das páginas esses dias e achei que seria legal postar para vocês uma ajudinha. O melhor tamanho para capas é 851×315 pixels. O tamanho minimo pro avatar 180×180 (ele fica 160×160 depois que o face ajusta), mas costumo usar o maior tamanho possível para fotos, tentando perder o mínimo de qualidade.

13

Fiz uma capa para vocês usarem free. Ela está em psd (ou seja, formato do photoshop) e as fontes utilizadas foram Amatic e Armonioso. O quadrado branco é onde o avatar fica, então apaguem essa camada quando forem arrumar direitinho (por favor não me peçam ajuda quanto a isso a não ser que seja extremamente necessário, pensem bastante no problema pois talvez vocês consigam resolver sozinhos).

psd free

clique aqui para fazer o download (se possível, credite na legenda quando usar)

Espero que tenham gostado e, já conhecem minhas páginas?


 

Acompanhe o blog também nas redes sociais:  Facebook InstagramTwitter

 
Comentários publicados somente após a aprovação.
  • bia reys

    20 de jul de 2015

    ahhh, muito, muito, muito obrigada mesmo pelo post, Carla! são dicas valiosas! ♥

    Riscos e Rabiscos

    Responder

  • Isabella M

    20 de jul de 2015

    Post incrível, Carla! Isso do fb te oferecer pra comparar o crescimento de outras páginas, é tudo doideira pra te obrigar a assinar mil impulsionamentos de publicação ~: povo escroto! É desanimador ter fanpage às vezes, você precisa ter 1000 pra aparecer pra 100.. ): vc acha que mesmo assim vale a pena?

    beijoss!

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    julho 20th, 2015

    Simmm, no print até apareceu. É jogada de marketing atrás de jogada de marketing. Eu ainda acho que vale a pena ter a fanpage do blog, ainda mais para divulgação do blog, em questão de comunicação, apesar dos pesares, o facebook é essencial.

  • Edi Almeida

    20 de jul de 2015

    Gostei bastante do seu texto, normalmente vemos orientações sobre blogs e eu pelo menos nunca vi nada falando sobre fanpage, bem interessante, tem bastante coisa que já faço mas tem novidades com certeza.
    bjs
    Edi
    Lar de arteira

    Responder

  • alice

    20 de jul de 2015

    Ótimas dicas, vão ajudar e muito!
    Beijos ♥ http://www.alicesantana.com.br/

    Responder

  • Juliana Azevedo

    20 de jul de 2015

    Dá nem pra explicar o tamanho da utilidade desse post, com certeza vai para os meus links favoritos do mês. Obrigada por esse conteúdo top <3

    Responder

  • Nayara Cristina

    20 de jul de 2015

    Essa função de publicação programada nunca deu certo pra mim ….

    Responder

  • Aláina Vanzella

    20 de jul de 2015

    Adorei o post Carla! E favotirei para quando chegar em casa salvar essa capa, não sabia que dava para curtir outra pagina com a minha haha e já programei algumas vezes e dava certo sim mas prefiro estar online hihi

    Responder

  • Nayandra Ramos

    20 de jul de 2015

    Adorei as dicas, Carlinha!
    Eu sempre tive dúvidas em relação à fanpange e confesso que não sou muito boa em administrá-la, não sei se é porque não sou muito apegada ao facebook em relação à publicar coisas e etc. Mas com certeza isso vai me ajudar bastante.
    Beijos!

    Último Biscoito | http://www.ultimobiscoito.com

    Responder

  • Luana Oliveira

    20 de jul de 2015

    Adoorei, amo curtir paginas.. acho que ja curti mais de 700 kkk

    Beeijos, te espero lá no meu blog ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    Responder

  • Vanessa Bevini

    20 de jul de 2015

    Muito obrigada por esse post, eu queria muito curtir as páginas com o nome da minha, mas não sabia como. Valeu!
    Beijos!

    http://www.vanviroumodinha.blogspot.com.br

    Responder

  • Marina Menezes

    20 de jul de 2015

    menina amei o PSD da capa! Tava mesmo precisando de uma capa nova, criei uma nova fan page esses dias e a antiga não serve mais. Geralmente eu mesma faço, mas estou sem tempo e ideias pra criar uma. Vou baixar e modificar umas coisinhas, posso?

    Sobre aquele negócio de comparar, acho que é pra ver como anda o desempenho de outras pessoas no mesmo nicho/assunto que o seu e ter uma noção se sua página é grande, pequena, se tá indo bem, enfim, essas coisas. Pessoalmente, nem sabia que existia e nem pretendo usar, acho besteira ficar vendo as estatísticas dos outros.

    Responder

  • Melissa Marinho

    20 de jul de 2015

    Carla, que ajuda que você me deu agora, hein…
    Adoro posts assim que são de utilidade. E eu gostei muito da sua mudança, ficou lindo, sério ♥

    Responder

  • Carol Rodrigues

    20 de jul de 2015

    Socorro, esse post é de utilidade pública!
    Vou adicionar vc na minha lista de “gente que nem conheço e amo” ♥
    Obrigada, obrigada ♥ ♥ ♥

    Responder

  • Taina

    20 de jul de 2015

    Amei esse post, pude vê pessoas de outras regiões e países que curtiam minha página. Fiquei muito feliz♥♥

    Responder

  • LinkRoll {8} – Felicidade Sem Clichê

    20 de jul de 2015

    […] Coisas para saber sobre páginas […]

  • Paula

    20 de jul de 2015

    Gente, socorro Carla. Como você consegue produzir tanta imagem exclusiva pro blog? E tem post quase todo dia! Que coisa linda de se ver, tudo ilustradinho por você e com a mesma cara. Quero ser assim quando crescer!

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 4th, 2015

    KOSPAKPOSKAPSKPA correndo muito mulher
    Dá um trabalho danado, mas como detesto pegar coisas de outros cantos, produzo tudo correndo pra caramba.

 
ir ao topo