27 de jul 2015

queroterumblog1 Muita gente vem fazer orçamento de ilustração comigo e pede minha opinião para uma série de coisas relacionadas a blogs, principalmente os iniciantes. Alguns em dúvida de qual nome colocar no blog/canal, outros mostram os futuros layouts e pedem dicas, indicações de onde comprar domínio, hospedagem e layouts mais em conta, entre outras coisas. Há muitos posts como esse na internet, motivo pelo qual relutei em postar – esse estava salvo aqui a meses – Foi por isso que eu decidi começar essa série de posts, que vai se chamar “Quero ter um blog, e agora?“. Não chega a ser um guia oficial para nada, eu mesma sou perdida, mas espero ajudá-los um pouco. Nesse primeiro post vou falar sobre nomes! O que o nome precisa ser: Fácil de lembrar e falar! Imagina que chato você querer acessar aquele blog que você adorou e não conseguir se lembrar do nome.

Como ter ideias para nomes:

A primeira coisa que você tem que pensar é sobre o que vai ser o seu blog. Um diário pessoal, moda, livros, fotografia, quais assuntos serão tratados no mesmo, mesmo que nem tudo esteja escolhido ainda.

Em seguida pense na sua personalidade, seus gostos, sentimentos, ideais, o jeito que se expressa e se comporta. Pense em como você leva a sua vida, no que você e seus amigos pensam sobre você.

Tem que pensar também a longo prazo, você não sabe o que o seu blog pode virar futuramente, então já se prepare.

Pensando em tudo isso, você vai escrever uma lista (Campo Associativo), começando por uma palavra que você goste e adicionando palavras associadas na ordem que você for lembrando e no final marcar as melhores para usar em uma frase ou no nome. Exemplo: Blog blogueira look do dia moda roupas sapatos marcas resenha livros marca páginas

Você pode usar também uma expressão, por exemplo “E ai, beleza?”, que tem o plus de ser extremamente memorizável.

Quando você já tiver uma lista de nomes possíveis, vá testando para saber se eles já existem e como a url vai ficar. Não basta olhar no wordpress ou no blogspot, jogue no google mesmo. Exemplo: Você escreveu o nome Luba Leia para o seu blog, que gera uma certa cacofonia e na url forma outra palavra. www.lubaleia.com

Vale lembrar que acentos e cedilhas não aparecem na url (coisa que eu ignorei ao criar meu blog, por motivos de, gostei do nome, dane-se).

Outro toque importante: Tentem não fazer o nome muito semelhante ao de blogs já existentes.

– Mas Carla hoje em dia tem muito blog;

– Nada se cria, tudo se copia;

– Não significa que a pessoa copiou.

Gente, as vezes é muito na cara, todo mundo percebe e isso não pega muito bem para a imagem do blog, se estou falando não é por mal. Bom, é isso, espero que tenha ajudado. Se você já criou seu blog, me conte como foi o processo de escolha do nome. <3

 

Acompanhe o blog também nas redes sociais:  Facebook InstagramTwitter

 
Comentários publicados somente após a aprovação.
  • Gabi Gouveia

    27 de jul de 2015

    Essa história de nome para blog é muito complexa mesmo, afinal de contas se você gosta e leva a sério não dá pra ficar mudando o nome sempre, tem que ser algo muito bem pensado e criativo…exemplo: cansei de ver blogs com nomes imitando o Depois dos Quinze…tem depois dos 13, depois dos 18, depois dos 20… todo mundo sabe e associa uma coisa a outra :(

    Beijocas Carla, amei o post :)

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    julho 27th, 2015

    É bem complicado. As vezes as pessoas vêem por tanto tempo as mesmas coisas que acabam se identificando com aquilo a ponto de achar que é a própria identidade, acredito que seja dai que surja essa necessidade de fazer parecido. :)
    Fico feliz que tenha gostado!

  • Camila

    27 de jul de 2015

    Carlinha! Adorei o post, vai ser super útil pra outras pessoas que estão pensando em ter um blog, mas tão sem nenhum nome em mente. Eu já tive vários blogs e um motivo por eu mudar sempre é o nome deles. Eu sou uma pessoa que gosta muito de mudanças então eu vivo mudando, principalmente de blog. Já tive o Alice aos Dezenove, o Café com Sonhos e agora estou com o Camila Escreve e, se Deus quiser, vou continuar com ele por muito tempo, porque esse nome virou meu apeguinho. <3

    Desculpa pela bíblia júnior. É que eu sou tagareeela, rs.
    Bjunda.

    Responder

  • Gyy Gomez

    27 de jul de 2015

    Carloca e seus help’s! O nome do meu é algo bem pessoal, está relacionado ao por que criei o blog.
    Uma vez senti necessidade de mudar por conta dos assuntos, que eram mais pessoais, pensei em por meu próprio nome no blog, mais logo vi que o nome dele já é bem pessoal pra mim, e é isso que importa.
    Por incrível que pareça (para muitos), o blog me desliga, me ajuda a manter a calma, (essa não é a causa do nome, até poderia ser rsrs…) é o lugar onde desacelero e escrevo, até mesmo desabafo, vez ou outra.
    Mais voltando ao seu post, realmente já vi muuitos blogs com nomes “inspirados” em outros. E pra ser sincera, eu nunca mais voltei lé :/

    Responder

  • Ludimara

    27 de jul de 2015

    To desde 2013 numa relaçao de amor e ódio com o nome do meu blog. Agora eu decidi mudar pra algo q seja mais pessoal, pois antes eu o compartia com uma amiga.
    Acho que a melhor dica é ñ tentar imitar ninguém e também só escolher um nome q te agrada de verdade, se ficar na dúvida é porque vc ñ gostou dele.
    Beijos!

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 5th, 2015

    @Ludimara, simm, a melhor coisa. Espero que tu consiga se encontrar com seu nome perfeito ou se acostumar com o seu, hahaha.

  • Suzi

    27 de jul de 2015

    Adorei o post!
    Sobre o nome, muitas vezes eu vejo pessoas que não se dão nem o favor de pesquisar antes para ver se já existe, o que é muito chato para ambas as pessoas e até para os leitores.

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 5th, 2015

    @Suzi, outra coisa chata é disfarçar que o nome já existe. Exemplo imginário: depois-dos-quinze

  • Carla Dominique

    27 de jul de 2015

    Quando eu fiz meu blog fiquei muito em dúvida em relação aos nomes, eu até tinha ideias, mas alguns nomes já tinham e a pessoa nunca usava o blog… Então eu escolhi um nome super legal, mas era complicado de alguém lembrar por ser grande, aí deixei meu nome mesmo, mas já estou meio arrependida rs Adorei as dicas :)

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 5th, 2015

    @Carla Dominique, acho que pra alguns casos, isso se aplica, de deixar o nome da url. Mas tu pode ter o nome para o blog, mesmo que a url seja seu nome. Pense sobre isso!

  • 27 de jul de 2015

    Adorei essa sua série de posts Carla, tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas. Lendo essa primeira me deu mais certeza que escolhi o nome certo para o meu blog, ainda tenho muitas dúvidas mas acho que é uma construção que vai aos pouquinhos né. Obrigada, beijos

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 3rd, 2015

    Ai que bom *—*
    Espero que dê tudo certo no seu blog!

  • Quase Mineira – Uma paulista em Poços de Caldas

    27 de jul de 2015

    […] Como escolher nome pro seu blog –  Faltou Açúcar […]

  • Amanda Kelly

    27 de jul de 2015

    Esse assunto de escrever o nome é bem complicado mesmo Carlinha… Eu escolhi o nome do meu blog, mas até hoje fico meio indecisa se vou mantê-lo. Mas acho que vou, porque pra escolhê-lo pensei muito em mim, e como queria ser simples na hora de me expressar, então acho que ele me descreve muito rs
    Suas dicas são muito boas, e a forma como você fala deixa as coisas meigas, não sei porque, mas é isso, beijos no coração <3

    Responder

  • Brunna Chacon

    27 de jul de 2015

    Adorei o post!
    Esse negocio de nome é muito difícil mesmo. Acredito que nome de blog hoje em dia se tornou “cópia”. A maioria copia dos outros blogs e finge que nada tá acontecendo. Quando a pessoa se baseia em um nome e cria outro tudo bem, agora copiar na cara é algo bem chato.
    Eu mesma passei dias procurando um nome que fosse simples e tivesse tudo a ver comigo. E agora depois de muito tempo com ele fico pensando se mudo ou não, pois já existe um blog com o nome “E agora, José?” e o nome do meu blog se parece muito. Quando criei o meu eu não imaginava que já existisse outro. Hoje me vejo meio sem saída pois as pessoas me perguntam bastante sobre o nome do meu.
    Sou fã do seu blog! Beijos ;*

    Responder

 
ir ao topo