20 de ago 2015

trocolikes

Ok, esse post é importante! Não só para fazer com que seu blog cresça, mas para que ele cresça sem que você precise ser chato pra caramba. Não seje spamzero.

O que é Spam?
Spam é um termo de origem inglesa cujo significado designa uma mensagem eletrônica recebida mas não solicitada pelo usuário.

Fazer spam é muito chato, as vezes quando as pessoas estão começando não percebem como o desespero é irritante, então vou listar algumas formas mega irritantes de spam geralmente feitos por pessoas de blogs e lojas iniciantes:

  • Por inbox no facebook, dm no twitter e outras redes;
  • Marcações no facebook e twitter;
  • Nos comentários de postagens no facebook;
  • Nos comentários de fotos no instagram;
  • Nos comentários de vídeos do youtube;
  • Janelas do Whats, etc.

Uma coisa é avisar que tem post novo no seu blog, que você lançou algum conteúdo que pode interessar as pessoas, outra é obrigar as pessoas a responderem e irem conferir o seu conteúdo. É extremamente irritante.

Uma coisa muito importante: Ter noção da realidade e senso comum.

Divulgação entre amigos/companheiros de trabalho, escola, faculdade.

Muita gente não divulga o conteúdo que produz no próprio perfil, as vezes por vergonha, as vezes porque pensa que as pessoas conhecidas não se interessariam, o que pode ser um erro. Essa pessoas também consomem conteúdo da internet, porque não o seu? Elas podem te ajudar bastante no começo.

Divulgação em grupos

Também pode acontecer o contrário, algumas pessoas só divulgam para as pessoas conhecidas e esquecem de mostrar pro resto do mundo seus posts lindos, feitos com tanto carinho. :D

Há muitos grupos de divulgação do facebook, alguns deles tem uma interação bacana e trazem muito  mais gente para olhar as postagens, do que os em que você simplesmente vai lá e joga o link.

Comentários em outros blogs

Quando se busca aumentar o público do blog, o mais importante não é o número de curtidas, como algumas pessoas e lojas pensam erroneamente. O público apresenta muito mais retorno e interação.

Comentar em outros blogs ajuda muito nesse ponto, pois não só a pessoa que é dona, mas também o público dela, pode se interessar pela forma como você interage e visitar o seu blog.

Adendo: Comentar e deixar o seu link não significa colocar todos os link da sua vida, como: youtube, blog, twitter, instagram, fanpage, pinterest, tumblr, email… Uma linha de assunto e 10 links não constam ponto positivo pra você com ninguém.

Dica: Geralmente blogs que tem a opção de adicionar nome/link/email no formulário de comentários, já deixam o seu nome clicável redirecionando direto para o blog.

Produção de conteúdo de interesse geral

Buscar conteúdo de interesse a muitas pessoas, como por exemplo tutoriais, DIY (Do it Yourself), posts de viagens, freebies, etc, costumam atrair mais atenção. Eu quero dizer com isso que várias pessoas podem encontrá-los sem nem mesmo conhecer seu blog anteriormente, nas pesquisas do google, por exemplo.

Produção de conteúdo exclusivo e relevante

Produzir o próprio conteúdo conta vários pontos, não é muito legal visitar um blog e ter a impressão que você já leu aquele post. Tente imprimir a sua personalidade nas postagens, o seu jeito, nem sempre escrever formalmente o tempo todo é o ideal, depende da pegada do blog.

Pense se você gostaria de ler sobre aquele assunto em algum blog, se você iria gostar daquele conteúdo visualmente, o que você comentária, se coloque no lugar do leitor. Seu público pode ser um reflexo seu.

Se puder produza suas próprias fotos, se não, busque fotografias de uso livre (esse post pode ajudar). O mesmo para gifs e ilustrações, sempre produza ou use as livres (desde que você coloque os créditos a pessoa que fez).

Sorteios

Apesar de ter grande alcance, não são o melhor meio de divulgação, mais pessoas terem acesso ao seu trabalho, mas muitas delas só estão interessadas no prêmio e se tornam “números fantasmas” em nossas redes.

Interação

Sua interação em redes sociais pode te trazer leitores/seguidores também. Conheci muitas pessoas em grupos de interação, que tenho um super carinho. Acesso o blog delas e sei que elas acessam o meu.

O mais legal disso tudo é que essa relação não é forçada, não é um troca de acessos por puro interesse, nós nos gostamos e respeitamos o trabalho um dos outros, são os melhores leitores fieis.

O que é leitor fiel? 

É aquele que volta, que está sempre acessando, comentando e curtindo as postagens, principalmente os que interagem com as publicações.

Ter uma relação mais próxima com os leitores ajuda muito a torná-lo fiel, as vezes as pessoas se identificam com você a ponto de quererem se tornar amigas. Quem nunca se sentiu assim a respeito de alguém que acompanha?  Eu sempre.

Dica: O snapchat ajuda bastante nisso!

Espero que tenham gostado do post e que ele ajude vocês. Caso tenha esquecido algo, me lembrem nos comentários que adiciono depois. Beijo.

 

Acompanhe o blog também nas redes sociais:  Facebook InstagramTwitter

 
Comentários publicados somente após a aprovação.
  • Patty

    20 de ago de 2015

    AFF MIGA ME AME SDV ME SEGUE SDV AFF MIGAAAAAA ME SEGUEEEEEEEEEE ME DIVULGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA aHUAHUHAUHAuh
    brimks, não me mata.
    na real, teu post ficou muito bom e dá vontade de propagar até cansar nesses grupos de gente pentelha :~

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 21st, 2015

    @Patty, KOPAKSOPKAPOSKPAKPSA. Tu me mata gata, vamo troca like?

  • Tatiana

    20 de ago de 2015

    Adorei esse post! Criei meu blog faz dois meses e gosto muito de ler esse tipo de coisa, pra ter dicas do que fazer e do que não fazer, principalmente. Acho super chato quando vão no blog só pra divulgar o próprio blog, então faço questão de sempre comentar em blogs que me identifico. Eu sempre respondo todos os comentários, mas quando não me identifico com o conteúdo de outra pessoa eu prefiro não comentar do que comentar só por comentar. Um beijo! :)

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 21st, 2015

    @Tatiana, é bem difícil quando não nos identificamos com as postagens, eu sempre procuro uma postagem com a qual me identifique para comentar, nem que o post seja mais antigo. Espero que as pessoas não se importem muito, hahaha, tem gente que só gosta de comentários nos posts atuais.

  • Jessica Figueredo

    20 de ago de 2015

    olhe esse post caiu do céu, sei que é muito chato fazer spam, mas saber qual é o problema é que as pessoas não sabe ter paciência para fazer as coisas de maneira certa.

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 21st, 2015

    @Jessica Figueredo, as vezes sinto que elas nem percebem, como se fosse a forma mais rápida de se obter uma resposta. Vale dar um toque, hahaha.

  • Marina Menezes

    20 de ago de 2015

    Morro de vergonha de mostrar meu blog pros meus conhecidos!! Sério. Meu irmão viu meu blog uma vez nos favoritos do meu computador e eu nunca mais me senti a mesma na blogosfera, parecia que eu tava sendo observada por ele a cada coisa que escrevia! Depois ele esqueceu até o nome do meu blog aí eu voltei a ser eu mesma. Sei que meus amigos iam gostar e super apoiariam, mas mesmo assim bate aquele medo sabe? Aquela vergonha… Sei lá

    Fico chateada quando deixo comentário super relevante nos blogs alheios e a pessoa nem se dá ao trabalho de responder. Não gosto de visitar um blog e comentar qualquer coisinha e ir embora, sempre comento quase o post todo, cada detalhe que me chama atenção (o fato de digitar rapido me ajuda a não demorar muito nisso). Meu primeiro comentário que recebi foi uma retribuição, nunca vou me esquecer disso <3

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 21st, 2015

    @Marina Menezes, no começo eu pensava assim, depois comecei a passar pras pessoas do trabalho. Eu tinha medo das pessoas que me conhecem a anos rirem da minha cara ou algo do tipo. Mas pensei: Quer saber? eles não pagam minhas contas e eu tô feliz.
    Mas não posto textos pessoais desabafando no blog também, por medo/vergonha/sei lá de conhecidos lerem. Acho que sempre tem um pouco disso.

    Eu sempre respondo os comentários do blog, só descobri a pouco tempo que se eu descobrisse de outra forma ia pro email da galera, ainda estou me repreendendo pela lerdeza de não ter notado antes. Sempre tento retribuir os comentários, mas chegou num ponto agora que ou eu retribuo todo mundo ou posto diariamente, não dá mais tempo.

  • Janice

    20 de ago de 2015

    Obrigada pelas dicas! Muito bom encontrar pessoas dispostas a ajudar quem está começando!

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 21st, 2015

    @Janice, fico feliz em ajudar meu bem <3

  • Bruna Pingituro

    20 de ago de 2015

    Amei esse post, falou realmente tudo que uma pessoa precisa para que o blog cresça sem precisar apelar, né? haha. Vou compartilhar esse post na minha página pq é bem merecido, viu? :) Beijoos <3

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 21st, 2015

    @Bruna Pingituro, obrigada meu bem. Eu acho legal falar, porque a galera talvez não saiba como isso é chato.

  • Juliane

    20 de ago de 2015

    Ah se a galera do spam visse esse post!
    Carla, essa postagem é utilidade pública, toda blogueira deveria ler!
    Vou compartilhar loucamente HAHAHAHA
    Beijos!

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 21st, 2015

    @Juliane, hahaha, conta pra galera do spam. :D

  • Grazy Bernardino

    20 de ago de 2015

    Eu adoro fuçar blogs novos, pois assim vou lendo aquilo que me identifico e colocando nos favoritos. e comentando nos que gosto. E tenho um ótimo retorno! Acredito que os semelhantes vão se identificando… aí é só amor!
    Beijos!

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 22nd, 2015

    @Grazy Bernardino, tá no caminho certo :D

  • Re Vitrola

    20 de ago de 2015

    Muito bem colocado a questão do spam, 2015 e tem gente que ainda não aprendeu. Nem sei se isso funciona, mas pra mim só faz querer deletar a pessoa.

    Adorei!

    Um beijo,
    Re

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 22nd, 2015

    @Re Vitrola, me sinto má, mas é o que faço também. Spam no inbox não dá.

  • Camila Santa Rosa

    20 de ago de 2015

    Ai, Carla… eu não queria falar nada, mas eu sonho em ser tua bff justamente pelo jeito que mostras aqui no blog, o conteúdo, teus vídeos <3 não tem como nao gostar de ti!

    Nunca perca sua essência. <3

    BJ.

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 22nd, 2015

    @Camila Santa Rosa, kkkkkkkkkkk, tu me mata.
    Tu me deixa tão feliz com esses comentários mulé, faz tudo valer a pena.
    Venha pra cá pra gente papear e virar bff, hahahaha. <3 <3 <3

  • Mariana

    20 de ago de 2015

    Adorei esse post! Tenho vontade é de morrer quando recebo um inbox, ou alguém me marca em alguma coisa no face e quandou ver é SPAM. E com quase 3 aninhos de blog, entendo que o lance do sorteio é bem assim mesmo. Ótimas dicas, espero que todo mundo leia esse post na vida ♥

    Beijos!

    http://www.meninatecontei.com

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 22nd, 2015

    @Mariana, é terrível. Também espero que leiam, quem sabe não param um pouco, hahaha ❤

  • Nayandra Ramos

    20 de ago de 2015

    Achei todas as suas ideias expostas de um jeito bem legal.
    Ajuda não somente quem já está nesse mundo da blogosfera há algum tempo, como as novas blogueirinhas que estão vindo por aí. Tudo isso por uma blogosfera mais fiel!
    Curti o post, Carla. Seu blog pra mim é referência quando o assunto é ilustração e boas dicas para blogar! :)
    Beijo ♥

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 22nd, 2015

    @Nayandra Ramos, obrigada meu bem! Espero que ajude bastante gente mesmo. ❤

  • Bianca Oliva

    20 de ago de 2015

    Esse poste foi de muita ajuda, sempre me desanimo com poucos comentários no meu blog, ai bate aquela desistência e fico tempo em hiatus. Por querer fazer diferente desta vez, achei que esse poste foi a luz no fim do túnel, literalmente. Obrigado Caca ♥
    Amo seu blog. Beijos :)

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 22nd, 2015

    @Bianca Oliva, de nada meu bem, espero que dê tudo certo. ❤

  • Alef Bass

    20 de ago de 2015

    Adorei as dicas Carla.
    Acho que se você tem um blog por amor e por gostar de escrever e criar conteúdos os leitores acabam chegando, as vezes demora um pouco, mas chegam.
    É muito importante se preocupar em deixar a casa arrumada para a visita do que convidar todo mundo e não ter nada a oferecer.

    Responder

  • Jaqueline Medeiros

    20 de ago de 2015

    Carla sempre fico muito feliz quando encontro outros blogs que dão dica para blogs. Começar sempre é complicado e dicas boas e de qualidade ajudam muito quem está no início como eu. Depois se puder indicar algum grupo bom que posso entrar, ficarei grata.

    Bju bju bju

    Jack :)

    Responder

  • Susy

    20 de ago de 2015

    Adorei o seu blog! Estou começando na área, essas dicas foram muito boas! Parabéns!

    Responder

  • Dai Castro

    20 de ago de 2015

    Ótimas dicas, aliás, estou adorando o conteúdo do seu blog! :) Eu sempre tive muitas dúvidas sobre o que fazer ou não fazer na hora de divulgar! Acho que passei tempo demais “escondidinha” justamente por medo de parecer chata e inconveniente, mas acima de tudo, vale o bom senso! Beijo!

    Responder

 
ir ao topo