06 de ago 2015

Um problema recorrente entre ilustradores, designers e fotografos é encontrar seus trabalhos por ai, por vezes alterados, com assinaturas removidas e disponibilizados por terceiros.

Não serei hipócrita, um dia já fiz isso, anos atrás, na minha época de tumblr, eu pegava chibis do deviantart e utilizava. Na época eu não sabia que não podia fazer isso, na época eu nem ilustrava ainda e outra, todo mundo também fazia, então dava-lhes a mão e pulávamos juntos da ponte.

Penso que a internet evoluiu bastante de 2009 para cá e que temos muito mais informação que antes, mas algumas pessoas, muitas pessoas, ainda cometem o mesmo erro, algumas por serem novatas nesse mundo internético cheio de possibilidades, outras propositalmente.

Portanto resolvi eliminar as desculpas da galera com esse post, para ninguém poder dizer que o toque de inocência das fadas estava sobre seus olhos.

Descubra de onde veio

Como saber se aquela imagem pertence a outra pessoa ou se alguém está usando algo seu sem permissão?
Acesse o Google imagens e clique na câmera para selecionar a imagem do seu computador e compará-la com outras da internet.
3
Clique com o botão direito e selecione ‘pesquisar imagem no Google’. Lembrando que a imagem precisa ter fundo para funcionar direito, então como em png o fundo fica preto, não funcionará corretamente (dê um print ou coloque um fundo na imagem antes de pesquisar).
2

Remover os créditos é errado?

Bom, acho que a resposta é óbvia, ninguém gosta de ser descreditado de seu trabalho. Não é porque o trabalho foi pago que quem produziu perde o direito sobre ele e muito menos quando a imagem
é “free”.
A ilustração abaixo é um exemplo, ela foi produzida pela Akeno para ser disponibilizada free e recentemente foi encontrada por ai sem os créditos devidos e sendo distribuída por outra pessoa.

IlustracoesExclusivas6-586x1024

Dica: Creditar o site em que pegou e não o autor do trabalho também não é certo. Não foi o we♥it que tirou aquela foto linda que você pegou, nem o Pinterest, lembre-se.

Como visualizar apenas as imagens “free” no Google

No Google imagens selecione Ferramentas de pesquisa> Direitos de uso e marque a opção mais adequada para o que deseja fazer.
4

Imagens acessíveis

Alguns sites disponibilizam imagens para baixar gratuitamente ou por preços super acessíveis:
Recomendo o Freepik pela variedade e quantidade de materiais bonitos, disponibilizados gratuitamente.
O Creative Market tem valores acessíveis a pacotes de ilustrações, ícones e etc, mesmo cobrando em dolar.
No Pinterest há muitos links nas fotos, redirecionando a conteúdos free, é só saber o que procurar.

Dica: Quando você pegar um cabeçalho free em algum blog, verifique se essa ilustração não pertence a algum artista e está sendo disponibilizada sem autorização.

Vocês sabem que eu prefiro tirar minhas próprias fotos para os posts do blog, mas para quem nem sempre pode,lá vai:

Encontrei no blog do Bruno Avila uma lista gigante de sites que disponibilizam imagens free: clique.

Ilustradores, designers e fotógrafos, por favor deixem seus links aqui nos comentários, para que eu faça uma lista nesse post e possa divulgar o trabalho de vocês a quem estiver interessado em investir e encomendar exclusivamente (o programa que eu estava usando anteriormente faiô)

Ilustradores:
Carla Nascimento
Kakau Carvalho
Renata Montenegro (Vitrola)

Gostaria apenas de fazer um adendo.
Eu continuo odiando alguns costumes que a galera da internet andou desenvolvendo, de querer tudo de mão beijada, de ter preguiça de procurar pelas coisas que querem. A internet tem muita coisa boa, gratuita e paga, muita gente que trabalha bem e merece reconhecimento por isso e muito com o que aprender, portanto, pip pip!

badge_post_01

 

Acompanhe o blog também nas redes sociais:  Facebook InstagramTwitter

 
Comentários publicados somente após a aprovação.
  • Kaccau Carvalho

    06 de ago de 2015

    Realmente… não tenho nem palavras pra definir o meu sentimento com relação ao pensamento de hoje sobre o trabalho criativo. A maioria pensa que internet é terra de ninguém… Acho que precisamos sempre conscientizar e mostrar casos concretos de pessoas que foram prejudicadas por esse tipo de atitude e, se for pensar bem, é tão fácil fazer o certo. Fico muito triste e assustada, pois estou entrando no mundo das ilustrações e já tenho visto casos bem preocupantes, tanto de quem pega imagens sem autorização quanto de ilustradores mal pagos pela desvalorização do trabalho… Deveríamos ter mais ferramentas para nos proteger desses casos de uso da imagem por má fé.

    Vou deixar meu portfólio para as pessoas conhecerem meu trabalho:
    http://www.kaccaucarvalho.com/p/portfolio.html

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 6th, 2015

    @Kaccau Carvalho, é bem complicado mesmo, mas espero que eu consiga espalhar essa mensagem para mais pessoas e que as pessoas entendam que todos merecem ser valorizados. Beeijos.

  • Re Vitrola

    06 de ago de 2015

    Post de utilidade pública, viu! Acho que todo mundo um dia não soube a forma correta de utilizar uma imagem, e ainda hoje vejo muita gente com muita dificuldade sobre o assunto, mesmo muita coisa ter mudado e a informação ser muito mais acessível e abordada, sabe? Dúvidas simples e que, ao nosso ver (talvez por costume) sejam bem óbvias.

    Um beijo,
    Re

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 6th, 2015

    @Re Vitrola, sim, nós achamos absurdo, mas se for ver, nada é obvio. Sempre vai ter alguém que não sabe e por isso é tão importante explicar antes. Beijo beijo.

  • Bruna Thayzi

    06 de ago de 2015

    Ótima dica, Carlinha! Eu juro que não sabia desse filtro de pesquisa “sem filtro de licença”, e tlvz fosse demorar mais tempo sem saber kkkkk
    Adorei

    Beijão

    http://www.thebrubs.com

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 6th, 2015

    @Bruna Thayzi, simm, nem todo mundo sabe. É mais difícil encontrar imagens free, mas é possível. :)

  • BEDA #6: Retrospectiva da Semana ◂ AML

    06 de ago de 2015

    […] com certeza você vai garantir uns bons risos com a história da miga. Pode confiar! E por fim a Carla (Faltou Açúcar) depois de um agitado debate no Rotaroots fez um post sobre como encontrar imagens […]

  • Gyy Gomez

    06 de ago de 2015

    Mais que post maravilhoso, Carla! Realmente, está uma onde de “assaltos” a direitos autorais. :/

    Responder

  • Juh Claro

    06 de ago de 2015

    Migs, adorei o post! Pelo menos o meu caso serviu para um bom debate no Rotaroots e acredito ter inspirado seu post haha
    Uma dúvida, vamos ver se você me ajuda… Sobre imagens retiradas de Tumblr (na verdade, gifs), o que eu faço? Eu sempre coloco no final do post “Gifs retirados do Tumblr”, tá errado?

    Beijos!

    Responder

  • Valentine

    06 de ago de 2015

    Oi Carla, achei super importante esse seu post! E gostei de saber como se sabe da onde é a foto, eu geralmente ponho o site de onde achei a foto, mas como você falou, nem sempre a foto é do site. Tento achar, mas não conhecia essa dica que você deu! Acho muito importante valorizar o trabalho de todos! Beijos

    Responder

  • Nay Bianchi

    06 de ago de 2015

    Nossa!!! De verdade, não sabia que tinha como pesquisar a autoria da imagem, achei super válido, pois as pessoas merecem sim os devidos créditos, o que acontece é que mtas (e me inclui nessas) por falta de conhecimento acabam pecando nesses detalhes!
    Com certeza, prestarei atenção nisso e utilizarei essa ferramenta para os próximos post’s!

    Eu, Tu, Nós | http://eutunos2.blogspot.com.br
    Bjoos!

    Responder

  • Bruna Pingituro

    06 de ago de 2015

    Cah, adorei esse post. Eu tbm confesso que já usei imagens que não eram de minha autoria sem saber que isso era errado. Depois que soube, nunca mais usei. Tento ao máximo usar imagens de minha autoria. E tento passar isso sempre adiante. Minha irmã de 12 anos, tem uma página de cupcakes (ela ama,rs), e estava usando imagens de outras pessoas sem os devidos créditos. Fui e expliquei a ela que isso não era certo e que deveriamos postar o autor da imagem. Agora, vou mostrar esse post pra ela, assim ela aprende a utilizar a imagem que ela gostou sem se preocupar com o o que é errado.

    Cah, eu fiz um post no blog, indicando 3 blogs que mais estou acessando no momento. O seu está entre os 3. Se puder dar uma conferida, ficarei feliz :) Beijão <3

    Responder

    Carla Nascimento responde:

    agosto 9th, 2015

    @Bruna Pingituro, parabéns por ter ajudado sua irmã nisso. Estou indo conferir seu post. <3

  • Dúvida: Como buscar imagens no Google? | 9dades a Solta ♥

    06 de ago de 2015

    […] que quase ninguém sabe dessa opção do Google de facilitar encontrar a fonte de uma imagem. A Carla, mencionou que ia fazer um post para ajudar o pessoal. Super concordei com ela e mencionei que também faria. Por mais que ficasse repetitivo e que […]

  • Maíra

    06 de ago de 2015

    UOU que post MARAVILHOSO <3
    já faz um tempo que eu estava a procura de banco de imagens free, e nossa seu post caiu muito bem ahaha adorei, realmente temos que nos preocupar muito com isso, eu também prefiro tirar foto para ilustrar o post, porém as vezes não dá, eu sempre coloco crédito se eu pego de outro lugar :) de procurar imagem assim pelo google eu faço isso direto ahahha

    ótimo post :D

    Responder

  • Juliana Medeiros

    06 de ago de 2015

    Adorei! Eu sempre procuro usar fotos de bancos de dados ou profissionais que disponibilizam free. Mas o ideal e mais legal é usar fotos próprias, mas nem sempre conseguimos. Então é legal olhar os direitos mesmo. Isso de procurar direto no google fotos sem licença não sabia. Muito legal. Beijos

    Responder

  • Fica a dica: Bancos de imagens maneiros ◂ Clareando – Cultura, entretenimento e muita abobrinha!

    06 de ago de 2015

    […] é muito feio né? Mas, caso você queria entender isso melhor, recomendo que leia esse post, ou esse aqui. Combinados? Ok […]

  • Bruna Filippozzi » Por posts melhores: os melhores bancos de imagens gratuitos!

    06 de ago de 2015

    […] já tinha postado lá na página do Face um texto que a Carla Nascimento, do blog Faltou Açúcar, escreveu sobre direitos autorais de imagem na internet. O texto é super […]

  • Vale o clique: BEDA – 1ª semana – estantes cheias

    06 de ago de 2015

    […] Como encontrar imagens para o blog: post muito útil para todos nós, blogueiros. […]

  • Patricia Martins

    06 de ago de 2015

    ótimas dicas !!! obrigada por compartilhar e nos ensinar!!! bjs!!!

    Responder

 
ir ao topo