12 de nov 2015

SOFTBOX3

Oi gente, cês sabem como é importante ter uma iluminação legal, tanto para gravar vídeos, quanto para fotografar. Nem sempre o ambiente em que estamos oferece a luz necessária e uma softbox custa caro (R$300 pra cima, até onde vi), principalmente para quem está no começo e não pode investir de cara. Resolvi fazer sozinha, usei o tutorial em vídeo da Gabi e resolvi fazer um post com umas ilustrinhas pra vocês.

Você precisa de:
Tesoura
Caneta/Marcador
Estilete
Fita adesiva transparente
Papel manteiga
Papel alumínio
Cola Branca
Régua
Papel cartão preto
Uma caixa de papelão (Cheque as dimensões aqui para saber o tamanho necessário) ou Papel Paraná

Parte elétrica:
Fita isolante
Plug de tomada
Bocal para lâmpada já com fio
3 metros de fio
Alicate ou faca
Chave de fenda
Uma lâmpada (De preferencia de luz branca/fluorescênte)

Como fazer:

  • Comece cortando a caixa de papelão, você precisa de 4 quadrados de 40x40cm.
  • Em seguida meça o meio de uma das extremidades e marque 7cm para cada lado.
    Trace uma linha de cada ponto (dos 7cm) até as extremidades inferiores e corte (com a tesoura ou o estilete) fazendo um trapézio. Repita o processo nos 4 quadrados.
  • Você vai precisar de mais um quadrado de papelão de 14x14cm para a tampa, onde vai ficar encaixada a lampada.
  • Cole com cola branca o papel alumínio em um dos lados de cada uma das partes. O lado com papel alumínio vai ficar por dentro da softbox.

  • Junte os trapézios lado a lado com fita adesiva, não tenha dó, passe várias vezes para que não fique tão mole. Corte o papel cartão nas mesmas dimensões iniciais e cole em volta, caso queira que fique mais bonitinho.
  • No quadrado menor, fure um buraco do tamanho do bocal (ou um pouco menor, para que não fique tão folgado) para lâmpada.
  • A instalação elétrica é meio complicada, minha mãe que fez a minha, então qualquer pessoa consegue, pesquisem na internet ou chamem alguém que saiba (Aqui tem um vídeo ensinando a instalar tomada no fio: clique).
  • Depois de tudo instalado, enfie o bocal no buraco do quadrado menor e coloque a lâmpada por dentro (teste para ver se ela está acendendo) se ficar folgado, passe fita em volta do bocal. Junte com fita o fundo ao resto da softbox.
  • Na parte da frente, você vai precisar fixar o papel manteiga pelas laterais com fita, para que a luz do softbox não fique tão dura.

FIM, yay!

ps: Esse softbox é meio que “portátil”, por isso ele não tem o tripé, mas pela net tem vídeos ensinando a fazer um com cano.
pps: Não tem foto da minha pois sou um desastre com algumas coisas manuais, pasmem, e a minha ficou beem esquisita, mas funciona.

 

Acompanhe o blog também nas redes sociais:  Facebook InstagramTwitter

 
Comentários publicados somente após a aprovação.

 
ir ao topo