26 de jan 2016

Para quem não é de São Paulo, e para os desligados, ontem foi aniversário da cidade. 462! É uma grande idosa. Eu queria muito que tivesse um filme estilo I love you, Nova York e I love you, Paris. A última vez que vi, tinha um projeto para um brasileiro, só que no Rio. Já que não tem, selecionei uns filmes que mostram como cenário a cidade paulista só pra ter o gostinho de ver essa cidade nas telas! Vamos lá:

Que horas ela volta?

Começo com o mais recente, Que horas ela volta? De Anna Muylaert, que lançou ano passado. Esse filme é incrível e mostra a história da empregada Val e da sua filha recém-chegada em São Paulo, Jéssica, que vem para cá para prestar o vestibular. Os patrões recebem a filha bem e até a levam para a USP, mais especificamente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, pois era o curso que ela queria prestar. A cena é curta, mas quem conhece o local fica abobado (ok, talvez tenha sido só eu).

O Casamento de Romeu e Julieta

O Casamento de Romeu e Julieta, de 2005, é uma comédia brasileira que mostra a rivalidade entre duas famílias fanáticas pelo Palmeiras e pelo Corinthians. O trocadilho é claro. Ele, corinthiano; ela, palmeirense, se apaixonam e precisam conciliar as famílias e o amor pelo time. O filme inteiro mostra os estádio de São Paulo, então também acho um ótimo jeito de mostrar a cidade.

O ano em que meus país saíram de férias

 O ano em que meus pais saíram de férias, de 2006, mostra na perspectiva de um menino de 12 anos a perseguição política do país nos anos 70. Ele na verdade não sabe o porquê dos pais saírem de férias e o deixaram com seu avô. As cenas de São Paulo são bem sutis, com ele andando pelas ruas e jogando futebol. O filme suaviza intencionalmente a violência da época, já que a criança não participa ativamente de nenhuma das ações, é bem didático!

2 Coelhos

De 2012, 2 Coelhos, é um filme politizado de ação. Um cara sofre um acidente de carro e perde sua esposa e seu filho. Acontecem diversos problemas políticos e ele se muda para Miami, mas após um tempo, volta a fim de vingança contra um deputado estadual e um criminoso. As cenas de ação ocorrem no centro de São Paulo também e são emocionantíssimas. Realmente vale a pena.

Ensaio sobre a Cegueira

Embora Ensaio sobre a Cegueira, de 2008, não seja brasileiro, o diretor é. Fernando Meireles trouxe o elenco inteiro para usar São Paulo como cenário desse mundo que passa por uma epidêmica cegueira que ninguém sabe explicar. É lindo de ver Mark Ruffalo e Julianne Moore andando pela cidade, eles passaram pelo Viaduto do Chá, MASP e outros pontos turísticos. O filme é uma linda adaptação da obra de José Saramago e independente das cenas que mostram São Paulo, é uma ótima dica de filme.

Então é isso, pessoal. Vamos explorar essa cidade linda porque ela tem muito a oferecer. Afinal, carnaval tá chegando!

Beijos e até a próxima!

 

Acompanhe o blog também nas redes sociais:  Facebook InstagramTwitter

 
Comentários publicados somente após a aprovação.
  • Amanda Salinas

    26 de jan de 2016

    Assisti alguns dessa lista, mas os que eu mais gosto são 2 Coelhos, que achei incrível e Ensaio sobre a cegueira que também é muito bom

    Beijos, http://www.bloguntilwedie.com.br

    Responder

    Pate Akemi responde:

    fevereiro 1st, 2016

    Eu amo amo amo Ensaio, haha foi o primeiro filme que lembrei quando pensei no post :D

  • Selma Barbosa

    26 de jan de 2016

    Mark Ruffalo em frente ao Shopping Light. Aqui do lado. Pertinho de onde eu trabalho. Mark Ruffalo. Meu ídolo. Aqui do lado. O MARK. PORRA MANO, O MARK. AQUI NO SHOPPING LIGHT! Me segura Giovanna, que se não eu caio igual o forninho! Da sua lista, só assisti Que Horas Ela Volta?, e mesmo nem tendo ido à USP, fico boba do mesmo jeito! haushauhs’
    Nasci aqui, saí daqui com 5 anos e voltei há 2 e sinto como se nunca tivesse saído. Amo cada cantinho, cada loucura, cada pessoa, até os engarrafamentos! Acho que nunca fui feliz em toda minha vida. São Paulo me trouxe luz, uma luz que a gente só sente quando sabe que tá no lugar certo, de onde nunca devia ter saído.

    Tá rolando uma pesquisa de público lá no Quinta Gaveta! Sua opinião é muito importante.
    Beijo, Selma Barbosa | http://www.quintagaveta.com/

    Responder

    Pate Akemi responde:

    fevereiro 1st, 2016

    Nossa, Selma, que energia seu comentário, que linda! haha São Paulo é um amor mesmo, eu amo a loucura (não o engarrafamento HAHAHA) E sim, Mark Ruffalo! HAHAHAHA MARK RUFFALO! Na época do filme, o diretor tava contratando voluntários pra ser uns pacientes cegos por São Paulo, super fantástico!

    Beijos!

  • Stephanie Ferreira

    26 de jan de 2016

    Olá Pate adorei suas indicações e vou colocar na minha lista de filmes pra ver! O único que já vi e achei muito bom é Ensaio sobre a Cegueira <3
    Eu adoro São Paulo… Como turista rsrs já morei lá e não voltaria, gosto de passar uns dias por lá, passear e talz, mas gosto de poder voltar pra minha terrinha no interior.
    Um beijo

    Responder

    Pate Akemi responde:

    fevereiro 1st, 2016

    São Paulo divide opiniões, Ste, eu tenho uma relação de amor/ódio com ela, haha
    Assista aos filmes e volte pra me dizer o que achou <3

 
ir ao topo