05 de abr 2016

Oi, pessoal!

Ainda tô na vibe histórica devido a toda polêmica política dos últimos tempos, portanto vamos para mais aulas de história por aqui! Dessa vez, selecionei alguns filmes sobre a Guerra Fria, que para aqueles que não lembram, foi o período que o mundo se dividiu entre capitalismo e socialismo. O marco dessa divisão é o muro de Berlim, que separava a Alemanha capitalista e a Alemanha socialista. Fria, vale lembrar, significa que foi uma divisão ideológica, política, e que não teve guerra nuclear envolvida, que aí seria quente, entenderam, entenderam? Vamos à lista!

Adeus, Lênin

Talvez o mais famoso dessa lista seja o alemão Adeus, Lênin, de 2002. Momentos antes da queda do muro de Berlim em 1989, a mãe de Alexander fica desacordada e acorda quando a Berlim Oriental se tornou capitalista. Como a saúde de sua mãe ainda está danificada, Alexander faz de tudo para sua mãe não perceber as mudanças, isso significa alterar os programas de TV, os produtos que ela consome, já que a bebida que ela gostava não vende mais. É um filme emocionante e bem didático.

Rocky IV

A história de Rocky vocês sabem, um boxeador que nos ensina sobre perseverança. Em Rocky IV, de 1985, sua luta final é contra um lutador russo. Percebam o ano do filme, produzido em plena guerra fria, a alusão é clara. Rocky vai até a União Soviética para a luta e nós sabemos quem ganha, né?

A vida dos outros

Outro filme alemão, A vida dos outros, de 2007, retrata a história de um homem vigia 24 horas por dia o maior dramaturgo da Alemanha oriental a pedidos do atual ministro. Até aí não tem problemas, mas confirme o tempo passa, vigiar se torna algo muito pessoal, já que você descobre as intimidades da pessoa, o que dificulta na hora de julgar posicionamentos alheios. O filme é sensível e põe em pauta até onde o nosso trabalho é mais importante que nossas próprias ideologias.

Dr. Fantástico

Filme do meu favoritinho Stanley Kubrick, Dr. Fantástico, de 1964, ironiza um pouco a paranoia das pessoas na Guerra Fria. No filme, um general americano desconfia que os soviéticos estão sabotando os EUA, então ele inicia um ataque a URSS. O desespero acontece porque se os mísseis realmente atingirem o seu algo, o mundo vai entrar em uma guerra maior que a anterior (IIGM), então os comandantes fazem de tudo para acalmar os russos. O filme é uma delícia de assistir, com ênfase no próprio Dr. Fantástico. Um dos meus filmes favoritos do Kubrick, assistam!

O espião que sabia demais

O espião que sabia demais, de 2012, se passa em 1973 e foca em um veterano de um serviço secreto da Inglaterra que recebe a missão de descobrir a identidade de um agente duplo dos soviéticos. O problema, claro, é que todos ao seu redor são espiões, ou seja, todos parecem suspeitos. O filme é tenso e cheio de plot twists, para quem gosta desses filmes de intriga e de desvendar mistérios, confiram esse também.

O filme mais recente sobre a Guerra Fria é Ponte de Espiões, mas não o coloquei na lista por ele já estar no meu post do Oscar, então quem perdeu e quiser conferir, clique aqui. É isso aí, pessoal! Até a próxima!

Beijos!

 

Acompanhe o blog também nas redes sociais:  Facebook InstagramTwitter

 
Comentários publicados somente após a aprovação.
  • Maya

    05 de abr de 2016

    Nossa, não acredito que nunca vi nenhum desses filmes! Já vou anotar aqui pra assistir em breve, muito obrigada por esse post maravilhoso!

    bjocas <3

    Responder

    Gi Fialho responde:

    abril 6th, 2016

    SO QUERIA DIZER OBRIGADA, sou apaixonada por historia, principalmente a Guerra Fria. Adorei o post e ja anotei por que nao quero perder nenhum. Fazer maratona de conteudo.

    Assim é facil aprender.

    caosarrumado.com

    Pate Akemi responde:

    abril 7th, 2016

    “Assim é facil de aprender” <3

    Pate Akemi responde:

    abril 7th, 2016

    Sua linda, obrigada você! <3

  • Valentina

    05 de abr de 2016

    Olá <3
    Eu nunca fui muito fã de historia, muito menos da Guerra Fria hahahaha. Mas achei a postagem mega interessante <3
    PS: Te indiquei em uma tag lá no blog!

    Beijos, http://valentinices.blogspot.com.br/2016/04/premio-dardos-blogger.html

    Responder

 
ir ao topo