04 de ago 2017

Amo exposições, esse era um conteúdo que eu adorava trazer pro blog e senti muita falta.

Quando eu ouvi falar da segunda exposição do castelo Rá-tim-bum fiquei muito feliz, porque a primeira, no MIS-SP, anos atrás, não pude ir. O fato dessa inclusive ter montado uma réplica do castelo, só aumentou minha vontade. Acabou que não consegui comprar os ingressos, tudo esgotou muito rápido, acabei desistindo e não pensando mais no assunto para não ficar chateada.

Quando em um dia em que eu estava em São Paulo (ia passar o dia todo lá, pois estava gravando uma colaboração), a Jaque me chamou para ir com ela pois o namorado não conseguiria.

E lá vamos nós mergulhar em um sonho de infância. Para quem foi ou não pode ir, espero que gostem desse post. Desde a porta de entrada, fiquei tão maravilhada com tudo e em como eu me lembrava de tudo, desde o nome dos personagens, as características de cada um, dos objetos, os detalhes dos cômodos, as músicas, parecia que eu tinha morado ali.

Maquete enorme que me lembrou Hogwarts

O Porteiro

Roupa da Penélope

Saquei o celular e comecei a fotografar tudo, porque eu não queria esquecer tudo que estava vendo.

(Clique para carregar o resto do post aqui mesmo)

O castelo surgiu na tv em 1994 e foi até 1997, sendo reprisado até muito depois disso (imagino que até hoje, realmente não sei).

Ver os figurinos e fantoches originais, os cenários em tamanho real foi demais pro meu coração, tive muitos flashbacks. Na exposição tinha todos os croquis iniciais, de todos os personagens.

Nino

Pedro

Biba

Zeca

Telekid

Etevaldo

Interagindo com os personagens (que na verdade nem interagiam de volta, a não ser a Celeste e o Gato), comecei a pensar como seria minha reação na Disney, com certeza perderia o controle.

Tap e Flap (originais)

Meu

Em seguida comecei a reparar, como adulta, na carga cultural do programa, como ele realmente me ensinou diversas coisas, sobre países, profissões, entre outras informações. Foi o primeiro lugar que me fez ter interesse por pintura (cavalete mágico), xadrez, instrumentos musicais (Que som é esse?’ e Pianola), bruxas (Morgana), fadas (Lara e Lana), tantas coisas que hoje amo.

Biblioteca

Eu meixma

O gato pintado

Relógio

Globo musical

Pianola

Foram tantos os temas abordados, vida extraterrestre, cultura indígena, meio ambiente, folclore, ciências, geografia, história, tecnologia, em tempos em que só tínhamos a televisão como fonte de informação além da escola, só tenho a agradecer.

A caixa preta

E agora, surra de fotos!

Caixinha de música (?)

Caipora

Dr. Abobrinha

Quarto da Lana e da Lara

Que som é esse?

Lava uma MÃO

Cozinha, algumas portinhas tinham fotos

Bongô

Dedolândia

Ratomóvel

Rato mais limpo que você já viu

Tíbio e Perônio

Morgana

Dr. Victor

Celeste

Adelaide

Se você quer relembrar ou apresentar pra alguma criança próxima a você, segue o primeiro episódio do castelo. Sim! Tem no youtube.

A exposição foi prorrogada até 3o de Setembro
Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Ao lado do Metrô Barra Funda
Terça a sexta-feira, das 9h às 21h | sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 (meia R$ 10,00)

 

Acompanhe o blog também nas redes sociais:  Facebook InstagramTwitter

 
Comentários publicados somente após a aprovação.

 
ir ao topo