20 de ago 2020

Hello!
Gravei um vídeo pro youtube sobre voltar a ler, o que aconteceu comigo, vou deixá-lo no final do post.

O que acontece é que, nos últimos anos, conforme minha vida foi se fundindo cada vez mais com a internet, experiência que imagino que vocês também compartilhem, comecei a ter mais e mais dificuldade em ler livros, fossem eles digitais ou físicos.


Quando eu trabalhava e estudava, já não tinha tempo, mas usava os momentos de transição, nos transportes públicos, para dormir e ler. Quando mudei de Cotia para São Paulo e comecei a andar mais, já que as distâncias, na maioria das vezes, são mais curtas, perdi mais esse tempo.

Pensando agora, sei o que esse momento que eu usava para ler tinha, que as horas “livres” devido a ausência de um longo percurso me proporcionam, não tem?
Wi-fi e a internet livre cheia de memes, notícias, conteúdos produzidos, série, filmes, músicas, etc.
Porém, há uma coisa importante de admitir aqui, é que, não importando a quantidade de estímulos que temos, se eles forem apenas isso realmente, coisas que podemos escolher olhar ou não, só dependemos realmente de nós. Então vamos as dicas de como voltar a ler.

Pare para ler

Tomar a decisão parece bem bobo, mas isso conta muito. As vezes podemos nos convencer de que não podemos ou conseguimos fazer algo e deixar de fazer por acreditar nisso. Eu por exemplo me convenci de que não conseguia parar para ler e por consequência não parava realmente. Com a decisão tomada, é mais fácil seguir pros demais itens nessa lista.

Mude para o modo avião

Separe o tempo que vai usar para ler unicamente para ler, coloque o celular no modo avião e não olhe para ele, de preferencia deixe em outro cômodo, feche dentro da bolsa. Se ele não for tanto o motivo para sua quebra de concentração, coloque uma playlist de música instrumental e deixe de fundo, o que funcionar melhor.

Use audiobooks

As vezes não parece, porque alguém está lendo por você, mas audiobooks são um ótimo recurso para que você consiga dividir sua atenção e ainda assim ler. Os podcasts já popularizaram esse hábito, o que acredito que tenha facilitado o uso dessa mídia. Tenho ouvido ambos há uns 7 anos, os audiobooks ajudaram meu inglês e acumulei muito conhecimento aleatório com os podcasts, de qualquer forma, recomendo. Antes de negar, tentem.

Leia com amigos

Nunca cheguei a participar de clube do livro, justamente por ter receio de não conseguir terminar os livros, mas além dessa opção, você pode combinar de ler com seus amigos. Trocar um livro com um amigo e cada um ler o do outro à ambos lerem o mesmo livro, pode deixar a experiência mais interessante.

Leitor digital

O que mais adiantou minha vida foi o Kindle, comprei com o intuito de ler mais e sei como ele facilita a vida. Super leve, tem tamanho da letra regulável, o tom das páginas adaptado para que não seja cansativo, formas de destacar, salvar a página, pesquisar o que palavras significam, vários livros no mesmo lugar e é unicamente voltado para a leitura (muito diferente de um celular). E sim, é permitido gostar do livro físico e do digital, você não está traindo seu amiguinhos.

Separe um horário fixo para ler

Esse é um passo um pouco mais difícil para mim, porque é complicado parar de trabalhar ou alguma coisa atividade diária na mesma hora fixa, mas se você puder determinar uma hora, com alarme e tudo, ótimo.
Se não, separe como se fosse um momento, como na hora do almoço, no trajeto para casa, antes de dormir. E lembre que pra fazer isso você vai precisar abrir mão de um meme ou outro, mas que vai estar ganhando no conhecimento e entretenimento adquirido lendo o livro.

Não esqueça que o livro é um entretenimento também, você vai se divertir e vivenciar coisas com ele, não é um tempo perdido, apesar de parecer que você está perdendo novidades da internet, de uma forma ou de outra, a não ser que você seja uma super inteligência artificial, que consiga assimilar todas as informações ao mesmo tempo, você vai perder umas coisas sim e tudo bem, o que for importante vai chegar até você.

Bom é isso, espero que consigamos ler muito mais a partir daqui. Me contem nos comentários se vocês tem outras dicas além das que deixei aqui, assim a próxima pessoa que ler e descer os comentários, pode aprender algo novo com você também.

 

Acompanhe o blog também nas redes sociais:  Facebook InstagramTwitter

 
Comentários publicados somente após a aprovação.
  • Letícia

    20 de ago de 2020

    Confesso que estou bem enferrujada na leitura também, Carla. Eu adorei as dicas que você trouxe, estou pensando em comprar um kindle também!
    bjsss,
    Dose de Estrela

    Responder

 
ir ao topo